O QUE É BULLET JOURNAL?

O Bullet Journal, BuJo, ou Diário em Tópicos, é um método criado pelo designer Ryder Carroll. A ideia é se organizar em um caderno físico, de forma a ser mais produtivo e dar foco ao que realmente importa. "Registrar o passado para monitorar suas conquistas; organizar o presente e nunca se perder em anotações; planejar o futuro, fragmentando objetivos que parecem inatingíveis", resume o autor em seu livro "O Método Bullet Journal" (Fontanar, 2018). 

O método se constrói pelo estabelecimento de metas e o acompanhamento das tarefas cotidianas e dos hábitos diários. Podem ser metas para anos a frente ou para as horas seguintes. Além de monitorar as tarefas, o caderno serve também como um incentivo e uma forma clara de estabelecer prioridades.

Além de todas as suas funções práticas no dia-a-dia, o bullet journal se apresenta como uma ferramenta versátil e que incentiva seus usuários a soltar a criatividade, seja por meio de desenhos, colagens, pela caligrafia ou pela escrita criativa. De BuJos minimalistas a grandes obras de arte, tudo é possível partindo de um método simples e personalizável. 

Ao mesmo tempo em que tira pessoas da frente das telas de computadores e celulares para voltar ao papel, o BuJo criou uma comunidade online de aficcionados que compartilham seus aprendizados e metas em perfis de redes sociais e se divertem trocando ideias e inspirações diárias.