• Mariana Coutinho

Por que não uso mais aquarela no bullet journal?

Atualizado: 14 de Jul de 2019


Eu sempre gostei do efeito que a pintura com aquarela dá e por algum tempo tentei usar esse material no meu bullet journal. Nos últimos meses, no entanto, desisti completamente da ideia. Na verdade, este devia ser um post para falar menos mal da aquarela e mais bem da tinta guache, que foi a substituta que encontrei. O problema da aquarela é justamente o que faz com que ela seja tão bonita e fluida: a água. Aqui vão meus quatro motivos para não usar aquarela no bujo:


1. O papel do bullet journal não é adequado


Por mais que você compre um caderno com a gramatura mais grossa ou mesmo faça seu próprio caderno, o papel não será adequado para o uso de aquarela. Para começar, a pintura em aquarela não foi feita para ser frente e verso. Mesmo o papel apropriado pode enrugar um pouco a depender da quantidade de água. Tentar fazer desenhos de ambos os lados do papel pode ser desastroso. Os cadernos de bullet journal geralmente tem gramaturas que variam de 80g e 90g e o papel adequado para aquarela tem em torno de 300g. Pois é!


2. Mancha as páginas


Por mais que você tenha parcimônia com o uso de água, se você usar a aquarela direto no bullet journal, você vai manchar as páginas. É inevitável! Não só a página em que você está trabalhando, mas provavelmente as páginas seguintes. Mesmo com uma caneta waterbrush, é difícil controlar a quantidade de água.


3. Colar papel não dá certo


Por um bom tempo, eu tentei fazer a pintura no papel de aquarela e colar no bujo. Parecia a solução de todos os meus problemas, mas rapidamente eu descobri que também não era o ideal. Resolve o problema da gramatura e de manchar as páginas, mas o caderno começa a ficar grosso demais, o papel fica descolando e a cola faz a maior lambança!


Aquarela com papel próprio colado no bujo


4. Guache é muito melhor


Enfim, a solução! Eu parei de usar aquarela no bullet journal porque eu descobri a tinta guache. Ela é barata (cerca de 6 reais por 12 potinhos de diversas cores!), ela não mancha as páginas de trás, não demora a secar e não precisa de um papel grosso. Claro que o efeito não é o mesmo.


A tinta guache é muito mais viva e não dá a mesma fluidez da aquarela, mas tudo depende da intenção do desenho e de como você vai misturar as cores e trabalhar a combinação de tons mais claros e mais escuros. No fim das contas, com o guache meu bujo ficou mais vivo, mais organizado e bem menos gordo.



Pintura direto no bujo com a tinta guache

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo