• Mariana Coutinho

Bullet journal: que caderno usar?

A dúvida mais frequente de 5 entre 5 leitores que me escrevem é: que caderno eu devo usar para fazer o meu bullet journal? É claro que não existe uma regra e você pode usar basicamente qualquer caderno, mas tem algumas característica do material que podem simplificar a sua vida.


Qual caderno usar para bullet journal

1. Liso, pautado, quadriculado ou pontilhado?

O caderno ideal para bullet journal é mesmo o pontilhado. Os pontinhos são bem discretos e não aparecem muito quando você olha as páginas de longe, sendo, nesse sentido, bem melhores que os materiais pautados e quadriculados. Ao mesmo tempo, o caderno pontilhado funciona melhor que o liso, porque os pontos vão te ajudar a traçar retas e dimensionar os espaço nas páginas. Você pode contar os pontinhos para deixar o mesmo espaço entre as seções, por exemplo, e deixar tudo mais harmônico.


2. Capa dura ou capa flexível?

Eu já usei os dois tipos de caderno e prefiro os de capa dura. Com o tempo de uso do BuJo e conforme ele vai ficando mais gordinho com colagens e marcadores, a capa dura vai fazer diferença. Com a capa flexível, é comum as páginas ficarem dobrando. A capa dura dá uma estrutura melhor ao caderno todo, além de ser mais resistente e sujar menos.


3. Tipo de papel

O ideal é que o papel não tenha uma gramatura muito baixa: algo entre 80g/m² e 100g/m². É bem comum o papel polén meio amarelado para o BuJo, mas os papéis mais brancos também ficam legais. Só se certifique de que não está trabalhando com um papel muito fino, especialmente se você for usar pinturas no seu bullet journal.


4. Preço

Os preços de cadernos próprios para bullet journal variam entre R$40 e R$100, a depender da marca e dos materiais. Mas como já destaquei em diversas situações, você não precisa de um caderno especial para começar: qualquer caderno é válido! O importante é começar! Com o tempo, você pode aprimorando os materiais e ir vendo o que funciona melhor para o seu tipo de BuJo.


Caso queira ver resenhas de alguns cadernos, procure o destaque "Reviews" dos meus stories no instagram: @marianacoutinhobujo

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo