• Mariana Coutinho

Lettering no bullet journal: preciso ter letra bonita?

Para muita gente que rola o feed do Instagram e do Pinterest, lettering e bullet journal andam de mãos dadas. Mas não é bem assim. A caligrafia com letras desenhadas e elaboradas não é pré-requisito para ter um bullet journal. Ela pode ser, sim, uma ferramenta para deixar o seu caderno mais bonito, mas assim como ninguém precisa saber desenha para entrar no método, você também não precisa ter letra bonita.


Em resumo, bullet journal e lettering podem ser duas coisas que se combinam ou não. Muita gente que treina caligrafia também não tem um bullet journal. O lettering pode ser usado por profissionais para fazer murais, cartazes ou convites de casamento, mas também pode ser só uma forma de relaxamento e um hobby gostosinho.


Mitos e verdades do lettering


Só quem tem letra bonita pode fazer lettering


Mito! Claro que já ter uma letra desenhada ajuda, mas lettering é treino, então qualquer pessoa que tenha vontade, procure materiais e esteja com tempo para aprender consegue ir progredindo nessa arte. A ideia é ir desenhando as letras mesmo, um processo bem diferente do de escrita mais prática.


Você pode aprender a fazer diferentes tipos de cada letra e pode treinar seguindo modelos. Tem diversos perfis e canais com materiais gratuitos sobre lettering. Dois que eu gosto muito são o da Marina Viabone e o Letras do Lucas.


Preciso de canetas especiais para fazer lettering


Mito! Há as chamadas brushpens, que são interessantes, sim, para fazer lettering. Mas dá muito bem para fazer com uma caneta normal, apenas engrossando o traço quando a mão fizer um movimento para baixo e deixando fino quando o movimento for para cima. Você encontra vários tutoriais na internet ensinando a fazer dessa maneira.


Só vou conseguir fazer caligrafia se praticar bastante


Verdade! Você provavelmente não vai ser muito bom no início mesmo que tenha uma "letra bonita" e pode ter vontade de desistir, mas isso é mais do que normal. Para evoluir no lettering, você precisa praticar bastante e com consistência. E também não deve ficar se comparando com outras pessoas que vê na internet.


Comprar cadernos de caligrafia ou imprimir folhas prontas com modelos de cada letra pode ajudar bastante nesse processo. Mas, lembre-se que é um processo que só faz sentido se estiver te fazendo bem. Não é para se estressar com uma atividade de lazer.


Preciso saber fazer lettering para escrever os títulos do meu bullet journal


Mito! Você não precisa nem saber caligrafia e nem saber desenhar para fazer um bullet journal. Porque, ao contrário do que possa parecer, o seu bullet journal não precisa ser bonito ou artístico (ele pode ser, mas não precisa!). O bullet journal é um método de organização que serve para todo mundo. Colocar arte no seu caderno (e lettering!) é só um plus.


Mesmo sem precisar, usar lettering no bullet journal pode ser muito legal e pode ser um incentivo para praticar caligrafia se você estiver com vontade. Algumas dicas que eu dou para quem quer começar a fazer lettering no bullet journal seguem abaixo.


Lettering no bullet journal


  • Cuidado com as canetas que borram e passam demais para a folha de trás. Lembre-se que menos é mais: comece com uma caneta normal fazendo a técnica de engrossar as descidas de letras e depois vá testando outros materiais

  • Escolha uma fonte cursiva no seu computador ou baixe uma gratuita no DaFont, escreva a palavra que você quer escrever com lettering e tente copiar. Vale até imprimir e passar por cima ou copiar em papel vegetal no início e passar para o seu caderno com a técnica de carbono.

  • Procure modelos de alfabeto de lettering para imprimir e vá treinando. Tem esse aqui no site da Juliana Moore.

  • Treine em uma folha antes de fazer no seu caderno. Talvez valha fazer de lápis nas primeiras vezes no caderno também e passar a caneta por cima. Mas se arrisque! Tudo bem se uma página não ficar boa, só pular para a próxima.

  • Pesquise referências de lettering no Pinterest!


Agora, dá uma olhada abaixo em algumas páginas que ficaram ainda mais legais com lettering saídas diretamente do Pinterest.









Gostou das dicas? Quer ficar por dentro das novidades aqui do blog? Inscreva-se na nossa newsletter e receba materiais e posts por e-mail.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo